top of page

ALQUIMIA E SABEDORIA - Transformando o mundo num lugar mais aprazível para se habitar

Primeiro, gostaria de externar meu sentimento de felicidade, fraternidade e gratidão aos visitantes que acessam o Blog para prestigiar esse trabalho feito com dedicação e coração, o qual fazia tempo que pretendia executar, mas, faltava-me tempo, ou melhor, faltava organizar melhor meu tempo e ter a coragem de dar o primeiro passo.

Segundo, deixar claro que minhas opiniões e reflexões aqui externadas são apenas pensamentos de um homem livre e de bons costumes, partilhando sua vivência, com o único propósito de aprender com as próprias experiências e com as das pessoas que aqui as manifestarem, para juntos nos tornamos melhores. Portanto, o objetivo principal do Blog é uma provocação para trocarmos conhecimentos teóricos, empíricos e espargirmos energias para melhorarmos o mundo, por meio de nosso progresso individual.

Por que alquimia e sabedoria?  

 

Antes de responder à pergunta, vale dizer que escolhi três símbolos para compor o logo do blog: Alquimia, Sabedoria e IOD ou YOD. O símbolo da alquimia é uma composição de outros símbolos: ouro, quatro elementos, sol e lua, pedra filosofal e caduceu; o símbolo da sabedoria é representado pela coruja e a letra YOD é a décima letra do alfabeto hebraico, com a menor representação gráfica neste alfabeto.

 

Respondendo a pergunta sobre alquimia e sabedoria, acredito que podemos transformar o mundo, tal como se dizia utopicamente que os alquimistas podiam transformar tudo em ouro. Porém, precisamos adquirir e usar a sabedoria necessária para promover o progresso individual e coletivo, sempre guiados pela fé e perseverando para lapidar nossa pedra bruta e transformá-la em pedra filosofal.

 

A Alquimia é uma prática ancestral, não reconhecida hoje como ciência, mas que devido ao seu caráter esotérico, hermético, baseada em várias ciências: química, física, astrologia, artes, medicina, metalurgia, etc, - permitia que o praticante transformasse tudo em ouro, que encontrasse a pedra filosofal e adquirisse a vida eterna, sinteticamente falando.

 

Trazendo esta pequena síntese para os tempos de hoje, no blog, a alquimia é a prática que junto com a fé permitirá nossa transformação em seres melhores, por meio de uma visão mais holística e das experiências diárias, que nos tornarão mais inteligentes e preparados para encarar a vida com alegria,  produzir ações solidárias e fraternas e, por fim, fortalecendo a concepção da vida eterna, não na forma como a conhecemos, a vida d´alma., a vida secreta que apenas cada alquimista conhece no seu íntimo.

 

O símbolo da Sabedoria, não à toa, é a coruja, por sua perspicácia, capacidade de enxergar nas trevas e vislumbrar a amplitude com um giro de cabeça de 270º . Também, é uma ave silenciosa, observadora, ágil e de hábitos solitários.

 

A sabedoria foi escolhida porque está intimamente ligada com a nossa evolução moral e espiritual. É uma virtude primordial, que requer muito empenho, expiação e perseverança. Nos tornamos sábios com o passar dos anos, pois aprendemos a observar e ouvir mais do que falar, também, aprendemos com as nossas experiências e com as das outras pessoas.

 

Um ponto importante da sabedoria é que ela é empírica, a desenvolvemos na prática diária, a cada decisão que precisamos tomar, a cada ato de fraternidade e caridade que praticamos. Assim como a coruja que age com astúcia, vigor e agilidade mesmo  na escuridão, de forma solitária, persevera e sobrevive. Cabe ao indivíduo desenvolver a sabedoria e partilhá-la com seu semelhante.

 

Por último, apesar de não estar no nome do blog, apenas no logo, a letra YOD do alfabeto hebraico (compõe o tetragrama YOD-HE-VAU-HE), a única que não se pronuncia, pelo tamanho de sua representatividade para os hebreus, que a substituíam por Adonai, toda vez que precisavam pronunciar o nome do Criador. Há inúmeras e complexas explicações sobre essa letra, várias relacionadas à numerologia, filosofia, cabala, esoterismo, dentre outras ciência ocultas, mas que no fundo, representa a presença Divina em tudo o que fazemos, a Essência, para onde toda centelha voltará.

 

Entendo que sem YOD não seríamos nada, existiria apenas a alquimia e a sabedoria do Criador em estado latente. Mas YOD quis que estivéssemos aqui e, cá estamos, prontos para nos religarmos a ele. Religião não é a instituição criada pelo homem, é uma palavra derivada do latim que significa “religação”, quando nós centelhas divinas, precisamos alimentar nossa alma, nossa chama interna, para nos reconectarmos com o Pai Criador.

 

Meu maior desejo é que o blog seja uma provocação a todos que o visitarem, que se sintam estimulados a pensarem e refletirem mais sobre as coisas da alma, na nossa ligação com o próximo, das energias e, principalmente, que nos toque no íntimo para agradecermos mais, pedirmos perdão e perdoar quem precisamos perdoar. Que a cada dia que passe, nosso aprendizado nos permita dar menos valor às coisas efêmeras e mais valor à s coisas universais.

 

“Bora”, juntos aprender e ensinar!

bottom of page